barra pesquisa saude como caminho

barra conteudos

Porque adoecemos?

Porque adoecemos A doença é o outro lado da saúde, assim como a saúde é o outro lado da doença. Saúde e doença são tão importantes para a nossa vida como é o dia e a noite para a continuação da vida na terra. Todas as variedades de plantas e animais que habitam em nosso planeta, inclusive o ser humano, realizam processos bioquímicos e fisiológicos que dependem de condições variadas, alguns precisam do calor e da luz do sol para se realizar, enquanto para outros é imprescindível a escuridão da noite, com temperaturas mais amenas e a influência da lua e outros astros.

 

Assim como o dia e a noite oferece condições diferenciadas para que os seres vivos possam nascer e se desenvolver na superfície da terra, precisamos da saúde e da doença para nos desenvolvermos emocional, mental e espiritualmente. Desde que nascemos nosso corpo físico enfrenta bactérias e vírus que ameaçam o nosso bem estar, muitas vezes somos atingidos e adoecemos. Para superarmos o mal que nos atingiu precisaremos mudar nossa dieta alimentar, incluir substâncias medicamentosas, repousar, evitar ambientes infectados, etc. As mudanças que fazemos para superar nossas enfermidades transformam a vida de maneira mais ampla, uma vez que entramos em contato com experiências se fazem necessárias para a nossa recuperação. O caminho da cura passa por entendermos e aceitarmos cada uma as mudanças requeridas pela doença como uma solicitação para corrigirmos comportamentos desequilibrados (em excesso ou escassez). O processo de adoecer e de se curar, sem que nos apercebamos,  faz com que repensemos nossos hábitos e conseqüentemente nossas prioridades, transformando quem somos.

 

Além das mudanças relacionadas diretamente ao tratamento da moléstia que nos acometeu, outras mudanças muito importantes acontecem: 1) nos afastamos do trabalho e das pessoas que espontaneamente fazem parte do nosso cotidiano; 2) somos obrigados a deixar as atividades que ocupavam nosso tempo.

 

Diante da doença descobrimos realmente com quem podemos contar, vemos claramente quem se ocupa em nos ajudar a superar nossas dificuldades. É muito importante distinguir aqueles que estão do nosso lado porque nos ama, daqueles que ficam conosco enquanto temos algo a lhes oferecer, sumindo quando precisamos deles.

 

Ao parar as atividades que cotidianamente ocupam nossa atenção ganhamos tempo para pensar na vida e nas coisas que realmente tem valor para nós. Se bem aproveitado este pode ser o maior presente que a doença nos oferece, a oportunidade de tomar conhecimento sobre as escolhas que fizemos e que nos levaram ao adoecer, e sobre o poder que temos de transformar toda a nossa vida em busca de saúde e felicidade.

 

Conseguimos nos curar quando percebemos e aprendemos as lições ofertadas pela enfermidade que enfrentamos. É importante compreender que o grande objetivo da doença em nossa vida é nos ajudar a ter uma vida mais saudável: ao lado de pessoas a quem amamos; ocupando-nos com atividades honestas e amorosas; pensando, sentindo e fazendo o bem.

 

Renovados pela noite escura vivida com a doença, podemos aproveitar o dia claro e repleto de possibilidades que surge com a saúde. A doença nos conduz para mais saúde, e ao viver caminhamos novamente para a doença. Esta é a dinâmica da vida, essencial para nos tornarmos mais fortes, solidários, sábios, companheiros e conscientes de que somos muito mais que a carne que enxergamos.

 

barra videos

 

As terapias integrativas como caminho para a saúde
Perfil Profissional de Silvana Medeiros
Entrevista com Wanicleide: ginecologia, sexologia

botao videos

 

barra produtos