Dionísio expressando o risco na Louco no Tarô

O risco e a ponte para a felicidade Esta e a mensagem da carta do Louco no TarONo tarô a primeira carta dos arcanos maiores é o LOUCO, ela nos informa que estamos precisando deixar os lugares seguros e se arriscar por caminhos desconhecidos. Pois se permanecermos olhando para as oportunidades que surgem aprisionados pelo medo jamais realizaremos nossos sonhos. A coragem para nos lançar em situações inusitadas nos garante a possibilidade de errar e ter que recomeçar, ou nos dá a possibilidade de nos realizar encontrando nosso lugar no mundo.

 

O medo pode ser um aliado para termos cuidado em nossa jornada, mas se nos impedir de arriscar uma vida nova para a ser doentio. Tenho medo como todo mundo, mas sei que preciso superá-lo. O tarô é um instrumento que me auxilia a entender os chamados da vida para mudar. O deus grego que representa esse impulso para o desconhecido é Dionísio, promotor das experiências instintivas e relacionadas a libertação de repressões. Ele representa nosso impulso para o que vai além de nossa compreensão, mas que sentimos necessidade de viver.

 

 

Hermes: o deus grego do mistério e magia interior

Hermes o deus grego do misterio e magia interiorVivi durante muito tempo seguindo padrões que fazem parte do inconsciente coletivo da raça humana, dos habitantes da região em que nasci, ou mesmo dos meus familiares. Eu sentia uma sensação de insatisfação e falta de direção. De alguma maneira eu sabia que estava perdida e precisava descobrir qual o caminho que eu precisava seguir. Qual a minha contribuição aqui na terra, com as pessoas com as quais convivia ou mesmo com o meu trabalho.

 

Na Mitologia Grega cada um dos deuses representa as lições do aprendizado presente em nossa jornada espiritual. Hermes é o deus que mostra os caminhos que devemos seguir para expressar nossos talentos e oferecer ao mundo tudo o que verdadeiramente somos. Ele é o deus dos elementos, representando a parte do nosso inconsciente onde reside todo o conhecimento da nossa consciência, Hermes nos mostra o caminho a seguir porque conhece profundamente o comportamento de nossa natureza. Suas dicas nos chegam por meio de sonhos, coincidências, sincronicidade ou qualquer outro tipo de fenômeno capaz de chamar nossa atenção para o que aparentemente não explicamos, simplesmente sentimos que precisamos fazer.

 

A felicidade só é possível para quem aprende a interpretar as orientações de Hermes, a entender os chamados da própria consciência. Enquanto não seguimos a direção que Hermes nos aponta permaneceremos perdidos e presos a profundos sentimentos de insatisfação ou tédio. Em nossos cursos de Tarô Mitológico, estudaremos, através da Mitologia Grega a entender como o inconsciente se comunica para nos ajudar a fazer escolhas em nosso cotidiano. 

 

Estou Zeus, Hera, Afrodite, Eros? Qual força me move?

Estou Zeus Hera Afrodite Eros Qual forca me moveOs deuses da Mitologia grega personificam desafios e aprendizados que vivemos em nossas histórias de vida. Eles expressam arquétipos das diversas possibilidades de realidades em que podemos nos encontrar e compreender quem somos, entendendo nossa psiquê e a maneira como agimos. Assim como nós eles são fortes e frágeis, bons e ruins. No decorrer da vida podemos incorporar diversos arquétipos diferentes, pois a vida sempre nos oferece possibilidades de superação e renovação. Portanto você pode já ter agido com a força de Zeus, Dionísio, Afrodite etc. Com que frase você se define hoje? Veja se está vivendo o lado construtivo ou destrutivo do deus correspondente a sua autodefinição.

 

 

 

Afirmação Construtiva   DEUS GREGO      Afirmação destrutiva       
Defino as regras de minha vida                ZEUS   Sei as regras da vida dos outros            
Sou autoridade em meu mundo HERA Tenho autoridade sobre o mundo
Eu experimento novos caminhos DIONÍSIO Vivo em busca de novas aventuras      
Encontrei o meu caminho HERMES Sigo muitos caminhos 
Percebo a repetição de padrões PERSÉFONE Estamos presos em nosso destino
Quero amar alguém profundamente AFRODITE Quero ser amada(o) profundamente 
Amo meus filhos e os deixo livres DEMÉTER Os filhos me pertencem e obedecem
Sei enfrentar e resolver um conflito ARES Sempre me envolvo em conflitos
Sou racional em minhas decisões ATENAS Sou sincera doa a quem doer
Harmonizo situações conflituosas  ÍRIS Fujo de qualquer conflito 
Sou uma pessoa determinada HÉRACLES Consigo o que quero a todo custo
Existe um tempo para cada coisa CRONOS O tempo tudo resolve
Alguns sacrifícios são necessários PROMETEU Viver é um sacrifício
Aceito o final dos ciclos da vida HADES Desisto antes de perder
Minha sexualidade é plena PAN Sou escravo de meus desejos 
Destruo o que não me serve mais POSEIDON Destruo o que me aborrece
Deus me dá forças para continuar PANDORA É Deus que resolve meus problemas
Respeito os mistérios inconscientes HÉCATE Tenho medo do que não entendo
Compreendo a vida e suas leis APOLO Não existem mistérios
Me sinto realizada(o) HEMAFRODITO Me sinto dividido


As afirmações acima relacionadas são de minha autoria, são uma tentativa de transmitir, muito resumidamente, a energia transformadora de cada um dos deuses gregos. Para entender melhor a foça representada por cada um deles recomendo o estudo de suas estórias.

 

O Sacrifício de Prometeu: um esforço consciente

O Sacrificio de Prometeu um esforco conscienteO sacrifício é necessário quando temos a vontade de alcançar um objetivo. Nossas conquistas estão relacionadas a quantidade de sacrifícios que estamos dispostos a fazer todos os dias para chegar onde queremos.

 

Para aprender a tocar um instrumento teremos que nos dedicar um pouco todos os dias, se desejamos ter mais conhecimentos precisaremos estudar um pouco todo dia, assim é com cada um dos nossos projetos.

 

Prometeu foi um Titã que desafiou Zeus roubando o fogo dos deuses para entregá-lo aos homens. Quando ele fez isto sabia que seria castigado por Zeus, que o prendeu em um alto penhasco de cabeça para baixo, sofrendo diariamente o ataque de uma águia que comia seu fígado durante o dia. Todas as noites o fígado era regenerado para a continuidade da tortura. Mas, mesmo sofrendo esta situação por mais de 30 anos Prometeu se sentia confortado porque havia feito algo que era importante para ele.

 

Quando caminhamos em direção a um projeto importante inevitavelmente nos sentiremos como Prometeu. No percurso enfrentaremos o peso do cansaço, da perda da fé, da descrença dos outros, dos nossos medos e limitações, da concorrência etc. Então, iremos parar e nos perguntar se devemos continuar a buscar o que almejamos. A resposta será diretamente proporcional a importância do que queremos alcançar. Se realmente for um chamado de nossa alma o sacrifício será um ato de esforço consciente.

 

No Tarô Mitológico Prometeu aparece para nos mostrar que enfrentaremos uma situação em que será requerido uma atitude de sacrifício. 

 

Eros e Psiquê: o aprendizado do amor

Eros e Psique o aprendizado do amorNo Tarô Mitológico a história de Eros (Deus do amor) e Psiquê simboliza o processo de aprendizado das relações afetivo-sexuais. A história é contada nas cartas que compõem o naipe de copas dos arcanos menores do tarô mitológico. A história começa com o primeiro encontro, quando acontece a paixão, passa pelos momentos de dúvidas, desconfianças e traição que conduz a separação. A história termina quando Eros e psiquê se reencontram depois de aprenderam que amar vai além de suas expectativas, do prazer, das alegria e felicidades, que em alguns momentos é preciso perdão, desprendimento, paciência, coragem e sacrifício. Esta é a história de todos os casais que, mesmo em meio as dificuldades, conseguem caminhar juntos por muitos anos.

Os relacionamentos amorosos dão a oportunidade para nos conhecermos, nossos medos, necessidades, desejos, dificuldades. É em um relacionamento duradouro, que passa por momentos de êxtase e sofrimentos, que podemos aprender gradativamente dominar arte de amar. Algumas pessoas se frustram porque não entendem que o amor é uma arte que precisa ser estudada e praticada com regularidade para realizarmos seu aprendizado.