Qual a melhor terapia e o melhor terapeuta

Qual a melhor terapia e o melhor terapeutaMe cuido com terapias integrativas há mais de de 20 anos, neste percurso já fui ajudada por muitos terapeutas. Cada um contribuiu com a minha saúde, me ajudando a descobrir e a lidar com o desequilíbrio que estava na raiz da enfermidade que me levou até seu consultório.

 

Com o tempo e o aprendizado pessoal percebi que os terapeutas tinham o limite de sua própria experiência, e que eles só podiam me ajudar até a etapa da estrada que haviam percorrido. Pois o terapeuta/ser humano só pode ensinar o que aprendeu.

 

O Terapeuta não é o sujeito suposto saber, é o sujeito suposto escutar. Por essa razão, na sua formação insiste-se muito nesta qualidade de escuta. Ele não sabe tudo, ele tudo escuta. Antes de escutar uma palavra, e o que ela expressa do inconsciente, deve aprender a escutar as coisas que não fazem barulho. É por essa razão que seu primeiro livro de estudos é o da natureza: aprender a ouvir as pedras, as árvores, as diversas coisas, vai prepará-lo a abrir-se ao que não faz barulho em um corpo; a escutar a dimensão material do ser humano. No ser humano, há a presença da natureza: o mineral e o vegetal. (Jean-Yves Leloup, Livro Uma arte de Cuidar, p. 63).

 

Compreendi que não existe terapeutas ou terapias ruins. Existe enfermidades ou estágios de enfermidades que demandam cuidados com técnicas terapêuticas adequadas a cada situação. Existe profissionais que não têm a experiência e a técnica que o meu tratamento requer, por não utilizar a terapia que preciso ou por ainda não ter experiência pessoal suficiente.

 

É essencial que clientes e terapeutas estabeleçam uma relação de humildade e sinceridade para admitir quando se esgotarem os recursos para um determinado tratamento. Neste momento o cliente deve ser encaminhado ou se encaminhar para uma nova abordagem terapêutica com um profissional que possa dar continuidade a sua busca por saúde. O melhor terapeuta é quele que me ajuda a encontrar a razão do mal que me aflige e o caminho da saúde. Pois somos infinitos e nesta caminhada precisaremos de muitos para chegarmos a completude/saúde.

 

Humildade + Coragem + Fé = AMOR

Humildade coragem fe amorAprender a amar é minha grande prioridade. Estabeleci esta prioridade quando percebi que não sei amar. Não sei amar porque muitas vezes tenho raiva daqueles que erram, que mentem, que maltratam, que me criticam, que me ignoram. Sei que não amo porque ao invés de ajudar quem me ignora tenho o impulso de ignorá-los.

 

Fico feliz por descobrir que não sei amar, pois sei que é o primeiro passo para aprender. Percebo que a maioria das pessoas se sente mais amorosa que seus familiares, que seus amigos, etc. Penso que este é um grande erro que cometem, porque quando nos julgamos melhores que os outros perdemos a oportunidade de amar e aprender com aqueles que consideramos abaixo de nós. Penso que o segundo passo para aprender a amar é nos conscientizarmos de nossa semelhança e igualdade, pois todos nós estamos matriculados na mesma sala de aula: o Planeta Terra.

 

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

 

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

 

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

 

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

 

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

 

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

 

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

 

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

 

1 Coríntios 13:1-8

 

Movimento do TUDO É

Movimento do tudo eO que é certo? O que é errado? O que é bonito? O que é Feio? O que é bom? O que É mau? O que é esquisito? O que é perfeito? O que é confuso? O que é claro? O que digno? O que é indigno? O que é burrice? O que é inteligente? O que legal? O que é chato?

Tudo e Nada

Tudo é DEUS/VIDA se expressando

Todas as coisas são experiencias de aprendizado. Agradáveis ou desagradáveis são uma provocação da VIDA/Deus para nossa autotransformação. A vida, dádiva divina, nos oferece as oportunidades que precisamos para nos tornar mais amorosos. As vezes as experiências são prazerosas, as vezes elas são dolorosas. A alegria e a tristeza são bençãos de Deus/Vida. Aceite, acolha e agradeça. Assim elas poderão ser melhor compreendidas, apreendidas e transcendidas.

 

Cuidado: Nossa mente classificadora e categorizadora sempre tende a julgar e escolher conforme sua percepção limitada da vida/Deus. A mente mente e pode nos orientar a perseguir apenas experiências agradáveis, evitando qualquer tipo de desconforto, inclusive as pessoas que consideramos difíceis. Não fuja de um aprendizado pois estará fugindo da Vida/Deus. Os problemas são grandes oportunidade para descobrirmos quem somos e desenvolver maravilhosas qualidades.

 

Oráculos da modernidade: tarólogos, astrólogos, terapeutas, psicólogos ….

Oraculos da modernidade tarologos astrologos terapeutasDesde a antiguidade os seres humanos procuram a ajuda dos oráculos antes de uma decisão importante. Este hábito tem fundamento em nossa necessidade de perceber a situação em que estamos inseridos de uma maneira mais completa e ampla.

 

Procurar um psicólogo, um terapeuta e até mesmo um psiquiatra pode ajudar muito para entendermos nossos impulsos, avaliarmos as várias possibilidades que temos e escolhermos as atitudes que irão nos levar por caminhos de realização e paz.

 

Sozinhos temos apenas nossa percepção, que é limitada pelas experiências e aprendizados que acumulamos pela vida. E a vida sempre está nos colocando desafios novos. Escolher com base apenas em nossos referências antigos geralmente nos conduz a perdas e enganos. Para crescer e realizar nossos projetos precisaremos ver além do que fomos, é preciso ver o que podemos nos tornar. A auto realização depende da nossa capacidade de perceber as várias possibilidades que existem a nossa frente, ver o que ainda não vivenciamos e conhecemos. Para ver o futuro que estamos criando devemos consultar os oráculos, eles são instrumentos que nos ajudam a perceber realidades que ainda não conhecemos.

 

A leitura do tarô nos revela informações contidas em nosso inconsciente. Nas cartas encontraremos descritos os arquétipos, padrões de experiências que fazem parte do conjunto de lições que precisaremos aprender para crescer pessoal e espiritualmente. E que se manifestarão em nosso futuro. 

 

No contato com a Natureza recuperamos a Saúde

No contato com a Natureza recuperamos a SaudeO ritmo da natureza é tranquilo e firme, segue sem pressa e sem estagnar. Seu percurso é amoroso, generoso, acolhedor, belo, constante, alegre, nutritivo, transformador, amigo e forte.

 

As árvores frutíferas oferecem seus frutos sem nos obrigar a comê-los, e se não queremos não se sentem rejeitadas. Elas também oferecem sua sombra e se escolhemos não desfrutá-la não se sentem ofendidas. Elas continuam oferecendo seus frutos e sua sombra, limpando o ar, nutrindo a terra porque esta é sua missão.

 

As flores oferecem sua beleza e se não lhes damos atenção não se sentem diminuídas. Algumas oferecem também seu maravilhoso perfume e se não cheiramos não se sentem decepcionadas. Elas continuam oferecendo sua beleza, vibrando em uma frequência de alegria e felicidade porque esta é sua missão.

 

Os animais de estimação oferecem sua alegria e se não brincamos com eles não se sentem magoados. Eles também nos oferecem sua companhia calorosa e se precisamos nos afastar eles esperam calmamente nosso retorno para nos oferecer novamente alegria e companhia. Porque esta é sua missão.

 

É preciso aprender a oferecer nosso abraço caloroso sem se sentir triste quando nosso amigo não estiver pronto para receber. Oferecer nossa companhia e não se sentir ferido quando nossos companheiros precisarem de solitude. Oferecer nossa ajuda não se sentindo rejeitado quando nossos irmão não desejarem recebê-la. Pois nossa missão é expressar a generosidade de nossa natureza essencial: abraços, carícias, incentivos, colaboração, apoio, talentos e muito amor. E se não sabemos aprendamos com a natureza. Ela é nossa mestra.