Osteoporose: significado psicológico/espiritual

Osteoporose significado psicologic espiritualSe você é leitor deste site já compreende que adoecemos porque não estamos conseguindo entender as solicitações da vida para transformar nossa maneira de pensar, sentir e agir. Se ainda não é leitor do site recomendo que amplie seu olhar sobre as razões ocultas das doenças.

 

Compreendemos que cada doença tem o objetivo de nos alertar sobre pensamentos, sentimentos e comportamentos que nos agridem. Quando começamos a acessar os significados simbólicos de nossas doenças temos a oportunidade de nos autoconhecer e transformar as posturas que estão na origem da enfermidade que enfrentamos. Explico este processo com detalhes em meu livro: Saúde e Espiritualidade.

 

A osteoporose é o processo de descalcificação progressiva dos ossos. A medida que a enfermidade se intensifica o sistema ósseo se fragiliza e fica sensível, até mesmo, a pequenos impactos, que podem provocar quebra ou fratura. A medicina aponta a falta de movimento (sedentarismo) como um dos principais fatores para o desencadeamento da osteoporose. Como o sistema muscular, os ossos e os tendões são pouco utilizados acabam por se enfraquecerem.

 

SIGNIFICADOS PSICOLÓGICO/ESPIRITUAL: Segundo Dahlke (2010) os ossos tem a função de dar suporte e estabilidade aos demais sistemas. O sistema ósseo é a estrutura que nos possibilita a sensação de firmeza e de um caminhar ereto. Segundo este autor a nossa imobilidade física está relacionada a nossa imobilidade psicológica e espiritual diante das necessárias transformações que a vida requer.

 

Nosso apego a maneiras de pensar, sentir e agir impossibilitam que liberemos o que não nos serve mais, então seguimos pela vida carregando um sobrepeso desnecessário. Em cada uma das fases da vida assumimos variados papeis (filhos, irmãos, pais, profissionais etc.) que requerem posicionamentos diferenciados para enfrentarmos os desafios. O problema é que a vida muda e não mudamos nossa maneira de viver. Exemplo: os filhos crescem e continuamos querendo controlá-los, ou nos aposentamos e não sabemos desfrutar do tempo livre. O que não conseguimos soltar espontaneamente a vida se encarrega de soltar através da fragilização de nossa estrutura óssea.

 

TRATAMENTO: Identificar e se libertar de padrões de comportamentos que foram úteis para exercer pepeis diferentes em nossa vida e que não são mais necessários. Observar o contexto em que vive procurando identificar as demandas de sua vida, se deixando transformar de acordo com as oportunidades espirituais e psicológicas que surgem. Algumas perguntas podem ajudar: O que me dá prazer? Onde quero estar? Com quem desejo conviver? No que desejo acreditar? Como quero me sentir?

 

RECURSOS TERAPÊUTICOS: fisioterapia, osteopatia,ayurvédica, Tecnologia da Luz; Massoterapia, Psicoterapia,psicanálise, biodança, bioenergética, florais, acupuntura e outros recursos terapêuticos.

Recomendo que escolha um terapeuta ou médico de sua confiança para lhe dar algumas orientações se deseja seguir em uma jornada profunda de auto-cura.

 

Insuficiência cardíaca: significado espiritual/psicológico

Insuficiencia cardiaca significado espiritualpsicologicoPara entender nossas explicações recomendo que amplie seu olhar sobre as razões ocultas das doenças. Compreendemos que cada doença tem o objetivo de nos alertar sobre pensamentos, sentimentos e comportamentos que nos agridem. Quando começamos a acessar os significados simbólicos de nossas doenças temos a oportunidade de nos autoconhecer e transformar as posturas que estão na origem da enfermidade que enfrentamos. Explico este processo com detalhes em meu livro: Saúde e Espiritualidade.

 

SIGNIFICADOS: Segundo Dahlke (2010) o coração é o lugar simbólico de nossa alma, onde reside nossa humanidade. Segundo este autor o coração representa o Divino em nós, o lugar onde cultivamos sentimentos profundos por nós e pelo mundo.

 

O coração está relacionado com o chacra cardíaco, centro energético em que desenvolvemos a capacidade de amar. As experiências afetivas que marcaram nossa história ficam registradas neste chacra, quando reconfortantes geram padrões de saúde, quando dolorosas produzem padrões de dor e ressentimento. A maneira como entendemos o amor e o expressamos pode gerar equilíbrio ou desequilíbrio energético neste chacra e interferir diretamente no funcionamento do coração.

 

Sentimentos dolorosos que não são expressos e superados contaminam nossas relações afetivas, muitos de nós passa a reprimir sentimentos por medo de sofrer novamente, e aos poucos a vida vai se tornando triste e sem sentido. A repressão de emoções e sentimentos faz com que o chacra cardíaco perca energia e fique debilitado, consequentemente o coração vai perdendo força e vitalidade até que se instala a insuficiência cardíaca.

 

Tratamento: olhar para as mágoas, ressentimentos, decepções e tristezas que marcaram sua caminhada, procurando entendê-las e elaborá-las. Aprender a perdoar e ampliar a capacidade de amar as pessoas, os animais, a natureza e a vida.

 

Recursos recomendados:Psicoterapia; Biodança; florais;fitoterapia; massagem e outros.

Em minha caminhada aprendi que podemos nos curar quando descobrimos como adoecemos, mas geralmente precisamos de ajuda quando nos encontramos em meio as crises que periodicamente enfrentamos. Os recursos terapêuticos existem para restabelecer o equilíbrio perdido e recriar uma vida mais feliz e alegre. Tenha coragem de experimentá-los e ampliar sua percepção sobre sua vida.

 

Obesidade: significado psicológico/espiritual

Obesidade significado psicologic espiritualQuando o peso corporal excedente começa a afetar a saúde é hora de se preocupar. Esta preocupação não segue uma regra, pois alguns quilos a mais podem causar um prejuízo psicológico em uma pessoa e em outra não. Por isso penso que os problemas relacionados a obesidade devem ser observados de uma maneira mais abrangente, levando em conta seus aspectos físicos, psicológicos e emocionais.

 

Através da análise, psicoterapia, outras terapias e muito estudo pude perceber que a grande maioria de nossas doenças tem origem em nossa incapacidade de lidar com as emoções e os sentimentos. Conheço pouquíssimas pessoas que sabem identificar e expressar suas emoções de maneira saudável, a grande maioria vive submerso em avalanches de emoções desgovernadas e devastadoras. Identifiquei este quadro de desequilíbrio emocional quando tive a primeira crise de depressão em 1995, experiência que relato em meus livros Saúde e Espiritualidade e Saúde Emocional.

 

Inspirada no livro a Doença como símbolo e em investigações pessoais sobre o significado oculto das enfermidades apresentarei a seguir minha interpretação sobre as observações que Dahlke faz sobre a obesidade.

Significado psicológico/espiritual: Segundo Dahlke a gordura em excesso é utilizada como um muro de proteção contra a vida, o contato, a sexualidade. A dificuldade que uma pessoa tem em encontrar satisfação (afeto/prazer) nas relações interpessoais ou em atividades que viabilizem o sentimento de autovalorização são substituídos pelo prazer da alimentação. Um história de vida em que a infância foi marcada pela carência de afeto e por cobranças inadequadas podem contribuir para a obesidade desde a infância, ou para que ela surja na idade adulta.

 

Tratamento: Reconhecer que o peso adquirido ajudou a enfrentar um período difícil da vida, mas, procurar por ajuda e descobrir maneiras de ter afeto e prazer nas relações ao invés de com a comida. Encontrar atividades em que que sinta alegre e satisfeito, aumentando autoestima. Ser firme diante de pessoas que façam críticas depreciativas.

 

Recursos Terapêuticos: Indico prioritariamente uma psicoterapia ou psicanálise, e outras técnicas auxiliares como medicina ayuvédica, Meditação; alimentação; Reike; psicoterapia; exercícios físicos, yoga. Conheça outros recursos que podem ajudar a sua cura.

 

Hemorroidas: significado psicológico/espiritual

Hemorrodeas significadosQuem sofre com hemorroidas relata seus vários incômodos: dores, inflamações, sangramentos etc. Não há dúvidas que se trata de um problema que precisar ser estudado e resolvido antes que se complique. Sempre iniciamos nossas reflexões lembrando que partimos do paradigma que percebe a doença como uma consequência de nossos atos, pensamentos e emoções.

 

Segundo Dahlke (2010) o reto representa o submundo e o ânus a porta de saída deste lugar. Simbolicamente no submundo encontram-se as informações que não foram assimiladas, o que não foi digerido e precisa ser expelido. Quando algum problema se apresenta nestas áreas apontam para uma dificuldade em lidar e colocar para fora o que não é desejado pela consciência.

 

Significado psicológico/espiritual: alguns aspectos da personalidade são indesejados e tentamos reprimi-los a qualquer custo, por isso bloqueamos a sua expressão. Os conteúdos que consideramos sujos ou feios lutam para sair e fazemos pressão para contê-los, por isso ocorre a dilatação dos vasos (condutores da energia vital). Inconscientemente bloqueamos os conteúdos indesejados através da força vital, que fica represada e leva a inflamação dos seus condutores. Ficamos paralisados diante de nossos medos e conflitos e bloqueamos nossa própria energia.

 

Tratamento: reconhecer que não sabe lidar e expressar algumas informações, situações, sentimentos, pensamentos que habitam sua consciência. Usar a própria energia para encontrar os meios de expressão que possam liberar a tensão represada. Colocar para fora os conteúdos considerados indesejados.

 

Recursos terapêuticos: Indico prioritariamente uma psicoterapia ou psicanálise, e outras técnicas auxiliares como medicina ayuvédica, Meditação; alimentação; Reike; psicoterapia; exercícios físicos, yoga. Conheça outros recursos que podem ajudar a sua cura. Para encontrar os caminhos mais adequados ao eu caso estude seus problemas.

Refluxofagite: significado psicológico/espiritual

Refluxofagite significado psicologico espiritualTem aumentado muito o número de pessoas que sofrem com refluxo, uma enfermidade que ocasiona um mal estar recorrente após a alimentação. O alimento retorna do estomago para o esôfago impulsionado pelos sucos gástricos ácidos. Também é comum ocorrer o defeito de Hiatus hernia: quando parte do estomago se fecha e pressiona o alimento para cima do diafragma.

 

Para entender nossas explicações recomendo que amplie seu olhar sobre as razões ocultas das doenças. Compreendemos que cada doença tem o objetivo de nos alertar sobre pensamentos, sentimentos e comportamentos equivocados. Quando começamos a acessar os significados simbólicos de nossas doenças temos a oportunidade de nos autoconhecer e transformar as posturas que estão na origem da enfermidade que enfrentamos. Explico este processo com detalhes em meu livro: Saúde e Espiritualidade.

 

SIGNIFICADO PSICOLÓGICO/ESPIRITUAL: Segundo Dahlke (2010) é no estômago que acolhemos tudo que absorvemos em nosso cotidiano: alimentos físicos, emoções, pensamentos. Este órgão simboliza nossa capacidade de aceitar e lidar com o que a vida nos apresenta. O refluxo quer nos mostrar que existem situações que não queremos aceitar e nos negamos a digerir, a acidez estomacal aumenta devido a nossa revolta com nossa realidade, por isso o alimento ingerido é expelido pelo estômago.

 

TRATAMENTO: Analisar sua realidade e procurar meios para aceitar o que está fora de seu controle, ao mesmo tempo transformar situações que dependem de suas escolhas para viver em um ambiente mais adequado aos seus valores.

 

Recursos que podem ajudar no tratamento dos sintomas: Ayurveda, Meditação; alimentação; Reike; psicoterapia; exercícios físicos, yoga. Conheça outros recursos que podem ajudar a sua cura.